O DETOUR é um podcast sobre cinema, com recorte no cinema de gênero, de todas as épocas. Em cada episódio, Guilherme Martins e Filipe Furtado vão receber um convidado e debater sobre dois ou três filmes, cruzados e observados em conjunto.

Estaremos debatendo no piloto, no ar nos agregadores a partir do dia 17/02, FUGA DE NOVA YORK, um clássico de John Carpenter, em conjunto a TRAGAM-ME A CABEÇA DE ALFREDO GARCIA, do Sam Peckinpah. A ideia, como sugerido neste piloto, é recuperar e discutir filmes que trabalham com códigos de gênero. Receberemos para o piloto, na primeira de muitas visitas, nosso camarada Francis Vogner dos Reis.
Haverá uma gama de possibilidades: não ficaremos apenas no conceito mais básico do gênero, como o horror ou o faroeste. Teremos séries sobre slashers e giallos, vamos tratar de clássicos do policial brasileiro como SNUFF, PARANOIA e MISSÃO: MATAR. O foco é propor uma pauta onde os filmes conversem, o tipo de conversa pode variar muito, e a nossa única exigência é que nunca nos afastemos dos filmes em si.
Nosso objetivo é ter uma periodicidade semanal, queremos postar sempre no começo das semanas. Porém, estamos entrando no ar na base do esforço individual, o que quer dizer que talvez eu não queira prometer desde o início os episódios semanais e eventualmente decepciona-los, mas eu prometo que estaremos trabalhando pra que a periodicidade seja respeitada ao máximo.

Outra proposta muito cara ao DETOUR: queremos sempre que o debate principal, salvo participações mais que especiais, aconteça no nosso esforçado mini-estúdio móvel, no calor residencial, onde o debate pode ser feito com mais cumplicidade. Nada de errado no formato a distância, mas é uma escolha e certamente isto vai refletir na forma do nosso programa. O objetivo é criar um ambiente especial.
O nosso formato de casar os filmes como numa sessão dupla ou tripla é emprestado de alguns podcasts gringos, onde é mais comum esse formato que estamos empregando, como num double bill num velho drive-in. Vou citar duas inspirações muito caras ao nosso DETOUR: o SLEAZOIDS e o THE SUSPENSE IS KILLING US. São dois podcasts que arriscam-se a tratar do cinema de gênero no século passado, um recorte mais radical que o nosso. Ambos tem figurinhas carimbadas do Letterboxd no seu elenco, respectivamente Josh Lewis e Matt Lynch, e trazem um frescor e frontalidade no tratar dos filmes que foram inspiradores na decisão de escolher o nosso recorte.
O que mais vêm por aí?
Propomos, ainda nesta temporada, o encontro entre Carlão Reichenbach, nosso eterno inspirador, e Samuel Fuller, cuja cinematografia basicamente poderia servir de justificativa para este podcast. Nós teremos uma sessão dupla entre A ILHA DOS PRAZERES PROIBIDOS e o CASA DE BAMBU.
E já no nosso primeiro mês no ar, teremos um especial dedicado ao Michael Mann, discutindo dois filmes seminais de momentos opostos da sua carreira: THIEF (1981) e MIAMI VICE (2006). Esse debate deve contar com a luxuosa presença de Sérgio Alpendre no nosso mini-estúdio móvel.

Haverá filmes novos em pauta, mas é importante frisar nosso compromisso de que o programa não irá acompanhar o circuito de salas de cinema ou mesmo os streamings. Há muita gente dedicada aos filmes do momento, de gênero ou não, fazendo bem o seu trabalho, e não é a nossa proposta nos focar no que vem, digamos, de cima pra baixo. Muitos filmes interessantes e de relevância tem acontecido dentro do cinema de gênero recente, inclusive no Brasil, e não os excluiremos das conversas.
Teremos sempre um conteúdo adicional, com material sobre os filmes, textos citados (ou não, eventualmente), imagens e qualquer forma de informação que possa enriquecer a experiência dos nossos ouvintes sobre as nossas pautas.
Começamos na procura do aprendizado, sem medo de errar.